domingo, 15 de fevereiro de 2009

O valor do silêncio

O seu silêncio sempre quer dizer alguma coisa. Muitas vezes, mais que muitas palavras.
Falar a coisa errada, no lugar errado, na hora errada, pra pessoa errada, é muito normal. Todo mundo, já cometeu, no mínimo, um gafe desses. Eu, particularmente, não fico nem um pouco de fora da longa lista de besteiras faladas. Sou impulsiva, descontrolada, mas quando eu não estou afim de falar, simplesmente, me calo. E pode apostar, esse meu silêncio quer dizer muita coisa, sim. Não é falta de educação deixar outra pessoa falando sozinha, o ditado já não diz: quando um não quer, dois não brigam? Isso serve pra todas as ocasiões! Mas a questão é justamente essa, nenhum silêncio é igual ao outro, apesar da falta de sonoridade parecidíssima. Existe o silêncio de surpresa boa, surpresa ruim, de insatisfação, reprovação, timidez, silêncio primordial, quando palavras são inferiores à tudo que poderia traduzir algo, silêncio secundário, quando alguém diz uma coisa que te deixa, literalmente, sem palavras, e o silêncio que não poderia faltar, o melhor silêncio de todos: o silêncio à dois. Que, juntando tudo o que poderia ser dito, não seria mais justo, mais intenso, tampouco especial. Por isso e tantas outras, o silêncio é muito subjugado, visto por muitos como algo negativo, inferior. Mas só vemos essa diferença quando um "eu te amo" decorado significa mais que um olhar. Apesar do poder das palavras, um gesto tem grandiosidade similar. Porque não saber o que falar é melhor do que sair falando bobagem.

Não faço rótulo de minhas palavras, prefiro mil frases guardadas à uma falsa pronunciada.
E o silêncio pode não ser a melhor saída, mas com certeza é o melhor meio de querer dizer tudo sem dizer nada.

Karla Moreno

4 comentários:

EDUARDO POISL disse...

Ah! Tempo!
Nunca quis voltar em ti.
Apenas espero que me devolvas
os sentimentos que vivi.
Não deixes que meu sorriso
se perca pelo cansaço
e que minha voz
se cale por um fracasso.
Não deixes que meus caminhos
se desviem da meta
nem que os percalços
sejam maiores que minha força
para que eu siga esta reta.

Passei neste lindo espaço para te desejar uma linda semana
Abraços

A Madrasta Má disse...

prefiro mil frases guardadas à uma falsa pronunciada, olha eu também detesto falsidade...
Tenha uma excelente semana! Bjinhos da Madrasta!

Delfim Peixoto disse...

Há silêncios que gritam mais alto que o mais alto grito da nossa voz....

muriloha disse...

Sim, o silêncio a dois é maravilhoso!